designdeaprendizagem.blogspot.com: Início |

NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

...

.........No contexto de E-Learning, a componente tecnológica alia-se necessariamente à componente pedagógica.

.........Um “Cenário de Aprendizagem” é composto por um conjunto de elementos que descrevem o contexto em que a aprendizagem se desenrola. Para que a metodologia de ensino/ aprendizagem ocorra e decorra com sucesso é necessário compreender bem os fenómenos relacionados com a escrita de narrativas educativas (o argumento) com a utilização de software que permita automatizar esse processo ou seja esse “desenho de aprendizagem” (Learning Design – LD).

.........Deve existir uma preocupação na utilização de conteúdos, na medida em que se têm de adaptar a plataformas que os suportem, tendo sempre como base o pressuposto do que o aluno/ formando necessita de “adquirir”.

.........O E-Learning deve ser muito mais que o consumo de conteúdos de forma quase autónoma. O E-Learning deve englobar um conjunto complexo de outras dimensões, de entre as quais a comunicação e interacção entre professores/ formadores e alunos/ formandos.

.........O Design de Aprendizagem pode ser visto como uma ferramenta para representar planificações de aulas (unidades de aprendizagem), permitindo que as actividades de aprendizagem possam ser definidas com um alto nível de detalhe e possam ser partilhadas entre Professores/ Formadores.

0 comentários:

Enviar um comentário