designdeaprendizagem.blogspot.com: Início |

SCORM e modelação pedagógica E-learning:


.........O perfil de aplicação SCORM (Sharable Content Object Resource Model – Modelo de Referência dos Objectos de Conteúdo Partilhável), desenvolvido pela IMS (consorcio global de aprendizagem) nada mais é do que um conjunto de especificações técnicas, um modelo de agregação, que tem como objectivo facilitar a vida ao formador/professor no sentido de compactar e partilhar os conteúdos de aprendizagem e organizar o seu percurso formativo de forma automática.

...

.........Estas especificações de localização de recursos de aprendizagem são esquemas de metadados, IMS metadata, ou seja, “marcam”, rotulam de alguma forma uma determinado recurso para que este seja facilmente localizado quando necessário, utilizando os metadados.

.........Existem 4 tipos de especificações como podemos observar na tabela seguinte:

...

.........O conjunto destas especificações é a base da aplicação SCORM.

..

Como podemos ver, o SCORM é um elemento muito importante no E-learning. No entanto, sendo este “pedagogicamente neutro”, o que faz com que seja perfeito a nível técnico, tem também as suas limitações do ponto de vista pedagógico, na medida em que não engloba experiências pedagógicas significativas e reutilizáveis.

..

O SCORM agrega e sequencia os conteúdos, mas não realiza actividades de aprendizagem desenhadas pelo formador, com recursos pedagógicos adequados e definidos de acordo com o público-alvo.

3 comentários:

At 19 de maio de 2009 às 23:35 teresa silva said...

Esta ideia do Blog foi óptima.
O Blog está muito "claro"
Está um trabalho muito bem conseguido.
Scrom - trata-se de um modelo de conteúdos partilhável, que reune um conjunto de técnicas auxiliares ao trabalho do formador. É muito importante no e-learning e perfeito técnicamente mas, é limitado pedagógicamente.

 
At 19 de maio de 2009 às 23:43 Rui Gomes said...

Scorm é um conjunto de normas e orientações técnicas para criar e desenvolver os conteúdos de aprendizagem, de modo a garantir a interacção, acessibilidade, reutilização e durabilidade.
Rui Gomes

 
At 19 de maio de 2009 às 23:46 Marta said...

a aplicação SCORM é uma forma eficaz para que o prof/formador compacte/partilhe e organize os conteúdos a leccionar. Uma vez que reúne/rotula e marca os conteúdos torna-se fácil ao prof. procurar determinada matéria. Contudo é ideal técnicamente mas limitada em termos pedagógicos, uma vez que n se consegue reútilizar as experiências pedagógicas.

 

Enviar um comentário