designdeaprendizagem.blogspot.com: Início |

.........Toda a gente sabe que a Internet é uma fonte inesgotável de recursos e ideias que podem ser aproveitadas e adaptadas em contexto de sala de aula. No entanto, esses recursos (fichas de trabalho, jogos, imagens entre outros) apenas funcionam como suporte de trabalho para o professor/formador. Não dão uma ideia clara e precisa das actividades que este pode realizar com as mesmas de modo a que o processo de aprendizagem seja frutífero. É neste ponto que o IMS-LD é importante e vem funcionar como uma “tábua de salvação” para o professor/formador. Assim sendo, o objectivo do IMS-LD é ajudar os formadores a preparar e “encenar” o processo E-learning de forma a englobar um maior número de modelos pedagógicos online, de forma a poderem ser partilhados e adaptados por outros formadores ao seu contexto educacional.

.

.........Cada vez mais se vê a utilização das ditas Plataformas de E-learning /ensino à distância, e através deste conceito, esta especificação permite disponibilizar ao formador vastas formas de preparar uma unidade de aprendizagem, onde obtém informação necessária de como cada pessoa irá desempenhar o seu papel, de maneira a realizar actividades de aprendizagem aplicando os recursos mais adequados. Assim sendo, criam-se modelos de actividades em contexto online, quer individuais, quer colaborativas, organizadas pelo formador. Para isso, e dependendo do grau de conhecimento de cada formando, poderá ser necessário alguma “reciclagem” ou mesmo aquisição base de conhecimentos, utilizando os diversos meios à sua disposição.

.

.........Resumindo, a especificação IMS-LD pode ser comparada a uma peça de teatro, onde existem os actores, o texto, é necessário encenar e ensaiar a peça antes de a representar.

3 comentários:

At 19 de maio de 2009 às 23:06 José said...

IMS-LD permite ao e-professor / e-formador “encenar” o processo E-learning de forma a englobar um maior número de modelos pedagógicos online que facilmente poderão ser adaptados e readaptados consoante as necessidades de cada um.
Poderá implicar no fundo um trabalho individual /colaborativo de entre ajuda e de reciclagem de conhecimento

 
At 19 de maio de 2009 às 23:17 silvia said...

Com tanta informação q hoje em dia se pode encontrar na net torna-se um pouco difícil p o professor conseguir identificar aquilo que é proveitoso ou não p o processo de ensino/aprendizagem.
Mas através do IMS-LD essa tarefa torna-se mais fácil, uma vez que pode haver partilha de informações, planificações, actividades,… entre professores e formadores o que pode tornar essa tarefa mais fácil. Pode-se dizer q o IMS-LD é como que 1 guia para o professor/formador.

 
At 19 de maio de 2009 às 23:43 Anónimo said...

IMS-LD permite organizar e fazer a gestão de planificações, recursos, actividades... epermitir que sejam partilhados entre formadores permitindo a sua rentabilização. Um grande apoio para os e-formadores e consequentemente para os e-formandos.
ass: Filipe
parabéns pelo blog: pedagógico

 

Enviar um comentário