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OS FORMADORES E OS PADRÕES PEDAGÓGICOS

.........A criação e utilização de templates e a modelação de padrões pedagógicos para as actividades em cursos e-learning, são as preocupações das equipas de desenvolvimento das ferramentas baseadas em LD. De qualquer perspectiva estes padrões são encarados como modelos que descrevem soluções para problemas que ocorrem a várias situações de aprendizagem, assim, os padrões de aprendizagem não têm regras fixas para que assim se abra caminho à criatividade dos formadores baseada na partilha de práticas pedagógicas.

.........Actualmente há muitos trabalhos de investigação sobre patterns e templates para e-learning, para se encontrar formas de articular os cenários de aprendizagem e as actividades e praticas dos formadores com os processos de desenvolvimento de competências e com a aprendizagem ao longo da vida.

3 comentários:

At 19 de maio de 2009 às 23:16 Anónimo said...

A utilização de ferramentas baseadas em LD permitem que cada formador possa expor com facilidade as suas experiências e práticas pedagógicas. esta técnica baseia-se na utilização de padrões ( problema que se repete mas, para o qual é apontada uma solução).No fundo tudo isto se resume ao desenho e partilha de boas práticas pedagógicas entre formadores. Esta troca de informações conduzirá à elaboração de "desenhos de aprendizagem" mais adequados a cada cenário.

 
At 19 de maio de 2009 às 23:21 Anónimo said...

Os cenários de aprendizagem exigem, cada vez mais, a uma preparação do formador / tutor /guia que vai muito além do simples acto de ensinar.
A realidade actual dos cenários de aprendizagem apela à criatividade, à sedução e à constante e sistemática partilha entre formando / formando, formador / formando e formador /formador. Trata-se de uma construção contínua e sistemática em que todos as partes envolvidas são auto-aprendentes.

 
At 19 de maio de 2009 às 23:33 felisberto said...

Aquando da concepção, do planeamento e do desenvolvimento da formação em igualdade de género utilizar este instrumento como check-list e orientador da qualidade da formação no que se refere a conteúdos, metodologia, perfil de formador e condições necessárias à formação.
Felisberto henriques

 

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