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Reflexão Final

..........As especificações actuais para E-Learning garantem que os recursos educativos podem ser definidos, podem ser descritos utilizando as especificações do IMS (C, LOM, SS, QTI, etc) e o perfil da aplicação SCORM. Estas especificações funcionam no sentido de definir “objectos de aprendizagem” a ser utilizados pelos alunos isolados, e que trabalham autonomamente num contexto de ensino programado numa espécie de “ilha” digital para a auto-formação onde para que resulte terá de ser feita um ensino/ aprendizagem colaborativo.

..........Cada vez mais assistimos a uma mutação do ensino, e sua consequente adaptação às tecnologias, para que se torne mais sedutor e acessível a todos em qualquer situação e enquadramento. A prova viva disso é a plataforma de E-Learnig Moodle (Modular Object Orient Dynamic Learning Environment – Ambientes de Aprendizagem Dinâmico Modular e Orientado ao Objecto), que bem conhecemos!

1 comentários:

At 19 de maio de 2009 às 23:29 Unknown said...

Se a cada vez mais consequente utilização das novas tecnologias proporcionam diferentes atmosferas de aprendizagem facilitadoras de todo o processo educacional, também não é menos verdade que a complexidade das ferramentas pode causar algumas – grandes – dificuldades em padronizar a informação perceptível. Daí a necessidade de se encontrar um fio condutor que permita agilizar todas as capacidades que as novas ferramentas podem proporcionar.
A norma SCORM define comunicações entre o conteúdo do lado do cliente e um host/anfitrião chamado “ambiente de execução”. Por outro lado, a norma SCORM também se define como sendo o conteúdo que pode ser compactado num arquivo de transferência permitindo padronizar o modo como os conteúdos se relacionam com os sistemas que os suportam permitindo ao autor do conteúdo utilizá-lo em diferentes contextos. Deste modo, o mesmo conteúdo pode ser incorporado em vários contextos e ter várias utilizações (em diferentes disciplinas/módulos). Ora, isto vem permitir flexibilizar a aprendizagem uma vez que podem ser construídos vários percursos de aprendizagem para além de estes poderem ser disponibilizados a diferentes alunos.
O argumento para utilização do SCORM no desenvolvimento de conteúdo para e-learning pode ser resumido no acrônimo “RAID”, ou seja: reusabilidade, acessibilidade, interoperabilidade e durabilidade. Um dos objectivos do SCORM é propiciar a independência de plataforma na qual os objectos serão utilizados, assim como facilitar a migração de cursos entre diferentes ambientes de de aprendizagem que sejam compatíveis com esse padrão.
Além disso, o conteúdo desenvolvido em conformidade com SCORM é independente de contexto, ou seja, funcionará em situações variadas, seja inserido em um ambiente de gestão de aprendizagem ou como parte de um curso on-line publicado directamente na web ou, ainda, num cenário híbrido.

Aqui sugiro uma consulta:
http://portal.webaula.com.br/entenda_scorm.aspx?sm=scorm
http://imasters.uol.com.br/artigo/8924/elearning/o_que_e_o_scorm/
http://www.cinted.ufrgs.br/files/tutoriais/scorm/scorm.htm

 

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